Pages

sábado, agosto 25, 2007

As Contribuições da Internet no Desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica no Ensino Fundamental

RESUMO

Monografia apresentada pelo Profº Neivaldo Lúcio R. de Oliveira á Universidade Salgado de Oiveira - UNIVERSO/Campus Goiânia/Go - como exigência formal para obtenção de título de Pós-Graduação em "Métodos e Técnicas de Ensino" - Maio/2007.

O trabalho monográfico discute o uso de computadores ligados a internet utilizando a metodologia de projetos de iniciação científica no ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso onde os alunos buscavam informações na internet como referenciais bibliográficos na construção coletiva de conhecimento. O sujeito da pesquisa foi os educandos de uma turma da 8ª série do ensino fundamental numa escola da rede pública estadual que já vivenciam o uso do computador no seu cotidiano. Percebe-se que durante a pesquisa a função mediadora do professor foi fundamental na busca da leitura crítica dos referenciais disponíveis nos sites. Observa-se que houve cumplicidade e o desejo de mudar a forma de ensinar e aprender com o uso dos computadores ligados a internet, criando um ambiente digital dentro da escola. Confirma-se que a escola e professor já não são a principal fonte de informação para os alunos construírem conhecimentos significativos. A internet como instrumento de aprendizagem mostra que os trabalhos dos alunos aparecem quando há interação e compartilhamento de idéias mediadas pelo professor. Percebe-se mudanças nos paradigmas atuais de ensino quando interagem professores e alunos na busca de informações para construção coletiva de novos significados. Hoje, no contexto do uso de novas tecnologias aplicadas ao aprendizado, o professor e os alunos podem desenvolver habilidades e competências para construção de uma sociedade diferente na qual fazemos parte.

Palavras-chaves: Internet e Projetos Educacionais – Iniciação Cientifica e Internet


Veja a monografia completa clicando no link abaixo:
http://br.monografias.com/trabalhos2/contribuicoes-internet/contribuicoes-internet.shtml

Dê sua opinião mandando e_mail para: neivaldolucio15@yahoo.com.br ou neivaldo.oliveira@gmail.com suas observações serão importantes para mim.
Agradeço.

Nenhum comentário: